quarta-feira, 24 de junho de 2009

Beleza: Cabelos de celebridades



Eu estava passeando pelo site da revista Nova quando me deparei com uma matéria especial sobre dicas de corte de cabelo de celebridades. Admito que é um dos meus temas favoritos entre os típicos assuntos femininos.

Ao clicar no link de capa, dentro da editoria Beleza, aparece o título da matéria: "Um especial com idéias sexy de cortes e penteados". O adjetivo que resume todos os outros que virão a seguir é "sexy", mas quem é sexy? A idéia ou o cabelo? A matéria é, na verdade, uma galeria de fotos de celebridades para inspirar um corte ou penteado que fique melhor na leitora. Ou seja, segundo o texto de abertura, para que ela receba elogios de outras mulheres e “atraia os holofotes”.

Nove estilos são apresentados. Ao clicar em cada um deles uma nova galeria, com cerca de cinco fotos, é aberta. Em vez de seguir a ordem, escolhi ver primeiro a galeria dos estilos bem resolvidos, que segundo a matéria são das celebridades que abusam do cabelo liso (como o meu).

Eu descobri, com uma estudante de visagismo, que um cabelo dito “bem resolvido” poderia ser aquele que cuja forma remete ao quadrado. Ao que parece, era isso o que a matéria queria dizer, pois mulheres bem resolvidas usam o cabelo do jeito que quiserem - e não dependem de quadrados para expressar a sua independência.

Pois bem, as fotos dessa seção mostram cabelos muito parecidos, mas com legendas que descrevem brevemente o que seria a diferença entre eles. Porém a descrição às vezes não ajuda muito. A foto da Cléo Pires é um exemplo: “bobes de velcro para dar volume”. Para uma leitora leiga, o que são bobes de velcro mesmo? Deduzimos agora que eles são usados para dar volume, mas no entanto não conseguimos ver muito do cabelo através da foto, e nada é mencionado sobre o corte.

Não vou falar aqui sobre as outras oito galerias, pois o post ficaria muito longo. Cada uma segue o mesmo padrão de fotos e legendas, a diferença teoricamente está no "tema": copiado, elogiado, feliz, jovem, ousado, poderoso, rico ou vesátil. Escolha um e divirta-se.

0 comentários: