segunda-feira, 15 de junho de 2009

Estamos de olho



Se tem uma coisa que nós amamos odiar são as revistas femininas. Parece que ninguém gosta de admitir que tentou aquela dieta do chá, comprou o sutiã de R$ 150 que a Marie Claire indicou, respondeu o teste para saber se você é Jennifer ou Angelina, ou recortou o calendário da Nova só por causa do modelo sarado do mês.

Por mais que este novo movimento de intolerância à futilidade negue, o fato é que essas revistas estão há décadas vendendo padrões de beleza e comportamento que fazem parte do dia a dia da mulher, mesmo que seja por osmose. E não adianta: nunca vai faltar público para elas.

Embora os opositores tenham boas intenções, eles pecam em um ponto: não há nada de errado em um pouco de futilidade na vida. O que se pode fazer é tentar criar uma consciência crítica em relação a esse tipo de leitura. E é para isso que criamos o Tudo Sobre Eva.

É importante lembrar que revistas femininas são jornalismo também, e, portanto, têm para com o público o compromisso de formar, informar e entreter. O objetivo não é negar o papel dessas revistas na formação da mulher. Queremos, antes, questionar a qualidade da informação transmitida.

Diariamente, vamos postar matérias dos sites da Gloss, Nova e Marie Claire analisadas por mim e pela Paola, duas (quase) jornalistas de Brasília e consumistas vorazes de jornalismo feminino, cultural e de entretenimento. Não queremos fazer apologias feministas aqui, apenas discutir a qualidade jornalística das matérias.

Movie geeks que somos, batizamos o blog de Tudo Sobre Eva em homenagem ao filme-assinatura da nossa über diva Bette Davis, A Malvada (All About Eve, 1950). Para quem não viu, é o filme sobre comportamento feminino, em que Bette Davis é má mesmo sendo a mocinha. Nosso objetivo é ser como sua personagem, a Margo Channing: implacável, mas sem perder a compostura e nem o senso de humor.

Agradecimentos especiais à nossa designer, Anne Karoline Silva, que hospedou o blog e elaborou esse layout bacana.

2 comentários:

Anne Karoline disse...

Comentário teste~

Anônimo disse...

Parabens pela iniciativa! sucesso, garotas

Luciana Marques