terça-feira, 30 de junho de 2009

Saúde: Doces servem para melhorar o humor



A matéria "Açúcar para o humor?", publicada originalmente na revista Marie Claire do mês de maio, mais parece parte da Superinteressante. O texto diz o porque comemos doce quando passamos por situações de estresse, baseado em uma pesquisa holandesa sobre o assunto.

O tema é interessante, especialmente para pessoas nervosas e gordinhas. De acordo com o estudo, o açúcar conforta e melhora o desempenho mental. A pesquisa colocava pessoas saudáveis para beber suco de laranja com açúcar e em seguida executar tarefas estressantes, mergulhando a mão em água gelada alternadamente. Na matéria não diz, e eu não faço idéia do porquê da água gelada! Confesso que isso ficou na minha cabeça.

Os pesquisadores repetiram o procedimento colocando adoçante no suco, em vez de açúcar, e o desempenho das pessoas foi melhor no primeiro caso. No fim, o estudo mostrou que a glicose ajuda na produção de serotonina, que regula a energia e o humor. O resultado é algo que esperávamos, mas e os desdobramentos dele?

A matéria termina com uma dica: quando precisar de açúcar recorra às frutas. O conselho é perfeito, mas por que colocar docinhos lindos na foto? E os diabéticos estressados provavelmente permanecerão assim.

0 comentários: