quarta-feira, 1 de julho de 2009

Comportamento: Gloss dá a fórmula para encontrar um namorado



A matéria Dicas para Encontrar um Namorado começa com uma contradição básica. O primeiro item diz "Não tenha pressa para achar o cara certo". Se não é para ter pressa eu não preciso nem ler o texto e se não há essa necessidade, a matéria perde a razão de ser. Para variar um pouco a metodologia, o ponto de partida da leitura não é um livro de um escritor de best-seller americano "X", nem uma pesquisa de universidades de prestígio da Europa. Os repórteres vão direto ao especialista e se lembram até de dizer sua procedência.

Em determinado momento, o texto nos fornece dados interessantes sobre formas de encontrar um namorado: "Apenas 20% dos casais se formam a partir de encontros em festas, bares e afins. Outros 37% nascem de relações de amizade ou coleguismo; 32% são apresentados por terceiros; 5% surgem de encontros acidentais (em uma fila, por exemplo) e 1% se conhecem pela internet (os 5% restantes se encaixam na categoria 'outros')". Parece lógico, mas vale a pena reforçar a idéia, ainda mais com números tão claros.

A matéria segue com lembretes úteis como: tente ouvir mais do que falar e não entre em uma relação esperando mudar o parceiro. Aqui, o fato de os repórteres terem se dado ao trabalho de procurar mais de um especialista, de diferentes áreas, mesmo que em uma matéria tão curta, recompensou pois garantiu a pluralidade de pontos de vista. Além disso, o texto toca em pontos importantes da problemática de arrumar um namorado, reforçando aqueles conselhos sábios que ouvimos das amigas.

0 comentários: