quinta-feira, 2 de julho de 2009

Carreira: Nova traz dicas sobre etiqueta no trabalho



A editoria Vida e Trabalho do site da revista Nova traz uma matéria de perguntas e respostas sobre etiqueta no trabalho. A especialista em boa maneiras Célia Leão responde a 19 perguntas (por que não 20?) das leitoras sobre o tema.

A matéria segue com perguntas e respostas sobre diversos temas relacionados ao ambiente profissional e relações entre colegas de trabalho.

Algumas dicas são questão de bom senso, como não usar roupas sexys em encontros de trabalho ou não atender o celular do colega, quando não autorizado. Outras são até interessantes, como quando enviar um e-mail coletivo, colocar os endereços de e-mail de acordo hierarquia de trabalho. Porém, como sempre, existem aquelas dúvidas que chegam ao limite entre sério e ridículo.

Um exemplo é uma questão sobre responder e-mails. A leitora pergunta se pode não responder alguns e-mails, pois recebe mensagens demais. A dica é, responder os e-mails do trabalho, e não piadas e correntes. Naturalmente, a prioridade é para os temas relacionados ao ambiente de trabalho quando você está no serviço, afinal, faz parte desse, não? Acho que faltou uma dica sobre programas contra spams de propagandas também.

Outra fala sobre jantar a sós com clientes, e a dica afirma que mulheres tem sensibilidade para saber se há segundas intenções ou não. Sim, eu concordo, mas aparentemente a leitora não. O restante da resposta da especialista diz para trocar por um almoço na dúvida. Aí sim, ponto para quem percebeu que alguém que faz esse tipo de pergunta pode não ter essa malícia.

A matéria segue o padrão de pegar um tema de um livro publicado e usar um especialista no assunto (ou, como no caso, o próprio autor do livro) para responder dúvidas ou apenas dar dicas. Entretanto, essa o faz de uma maneira interessante, com perguntas e respostas, e atinge o objetivo de esclarecer dúvidas sobre trabalho das leitoras.

A fotografia do início que parece ser a única coisa completamente deslocada em toda a matéria. Existe sim uma pergunta sobre almoço no ambiente de trabalho, mas a foto não tem cenário e a expressão da modelo lembra mais uma mulher apaixonada do que alguém em meio à correria profissional. Talvez seja até uma foto reciclada de alguma matéria sobre dieta ou paixão por sanduíches.

0 comentários: