terça-feira, 14 de julho de 2009

Comportamento: Nova mostra como fazer amigas fabulosas



Eu gostei da proposta da matéria "Como conquistar amigas fabulosas" do site da revista Nova, que costuma focar apenas no "gato". O texto inicia com o gancho óbvio com o seriado Sex And The City, cujas personagens principais são quatro amigas inseparáveis. A Nova é a versão brasileira da Cosmopolitan, revista mais comentada na série.

A matéria promete ajudar a conquistar amizade fiel como a da ficção. Como já é de prazxe, basea-se na obra de Margaret Feinberg que, ao que parece, trata das dificuldades de relacionamentos, amizades e profissão de jovens de vinte e poucos anos.

Apesar de achar as dicas redundantes, acredito que elas realmente ajudem algumas pessoas. No geral a autora sugere que a jovem tome a iniciativa de convidar as colegas para sair e assim construir uma amizade. Um exemplo é a "Noite das Garotas", um momento de encontrar as amigas em casa e ficar mais à vontade. Ajuda em qualquer amizade e digo por experiência própria.

A parte que mais me chamou atenção, no entanto, foi a do chá de sumiço. O texto fala para a pessoa buscar as pessoas com as quais perdeu o contato, por estarem muito atarefadas ou outro motivo qualquer. A sugestão é marcar algo em que a amiga possa ir, para saber se a desculpa não é esfarrapada. Acredito que faz todo sentido, talvez seja uma das melhores dicas sobre amizade que eu já vi por aí.

No mais, a matéria é boa, apesar de cair nos clichês de dicas baseadas em livros de auto-ajuda. Apesar de boas dicas, é por causa de matérias assim que agradeço por ter minha amigas "Sex and the City".

1 comentários:

Anna Lisbôa disse...

Mas o melhor da Nova, são as fotos 'espontâneas' =P