terça-feira, 28 de julho de 2009

Comportamento: Homens revelam a Nova o que pensam sobre as mulheres



A matéria "Falha femininas na hora da conquista", do site da revista Nova, é uma das mais mal-elaboradas e machistas que eu já li. Este blog não é feminista, mas a matéria consegue inflamar todo o meu feminismo. Primeiro porque o texto não é bem um texto e sim um aglomerado de opiniões masculinas sobre a mulher. Segundo porque as tais opiniões, de modo geral, são tão radicais que qualquer pessoa do sexo feminino ficaria abismada.

A proposta é identificar o que as mulheres costumam fazem de errado nos relacionamentos. Confesso que quando li o título pensava ser mais uma daquelas matérias com um livro e um especialista, mas o texto traz apenas opiniões entre aspas de 19 (por que não 20?) homens de diversas idades e profissões.

Não vou concordar ou discordar com nenhum deles, afinal cada um tem sua concepção própria sobre relacionamentos, mas acredito que a revista conseguiu encontrar alguns dos caras mais machistas da praça. Talvez em uma tentativa de amenizar ou de colocar diferentes pontos de vista, existem alguns comentários bem divergentes na matéria.

Isso sem falar na qualidade jornalística. Por que as reporteres só "editaram" as opiniões? Cadê o texto? Por que chamar de "falha feminina"? Pois são apenas comentários sobre algumas atitudes. Faltou também o estado civil dos entrevistados, acredito que a opinião de alguém em um relacionamento é diferente de um solteiro.

O que mais me incomoda é a Nova mostrar uma mulher independente e bem resolvida, mas que no fim das contas tem que estar dentro de um padrão social antigo para encontrar um namorado.

0 comentários: