quarta-feira, 8 de julho de 2009

Comportamento: Nova ensina como fisgar um namorado




A proposta da matéria Falhas femininas na hora da conquista é alertar as mulheres sobre deslizes que podem comprometer o futuro de uma relação. O diferencial está no fato de que as dicas são dadas pelos próprios homens.

A matéria, na verdade, é uma série de depoimentos curtos divididos em tópicos. Aqui, a Nova quebra um precedente, já que coloca nome e sobrenome dos entrevistados, e até mesmo idade e profissão. Os tópicos são aqueles velhos conhecidos: Falta de confiança, Um grude só, Cheia de máscaras. O texto ainda acha espaço para fazer bricandeirinhas com nomes de filme (Mudança de hábito, Ligações perigosas e A bela que vira fera).

Alguns depoimentos são mais divertidos, do que instrutivos. Exemplo: "Não adianta me passar trote, fingindo ser outra mulher no telefone para ver se caio nas cantadas. Além de eu sempre reconhecer a voz, a atitude queima o filme". Ou seja, nenhuma atitude que lembre a personagem de Glenn Close em Atração fatal será tolerada.

No tópico Mudança de hábito, mais uma pérola: "Fujo de garotas que tentam mudar meus hábitos. Alguns podem (e devem) ser melhorados, como deixar de ir para a balada sozinho ou sair com aquelas ‘amigas’. Mas tudo tem limite". Lembrando que a matéria traz dicas para engatar um relacionamento sério. O ideal seria selecionar entrevistados que tenham aptidão para a coisa.

O pior está na parte Cheia de máscaras: "Até parece que a mulher me engana posando de virgem. Todo mundo tem passado - e aposto que o dela também deve ser sujo". Isso no mínimo é uma coisa tosca de se dizer. Claramente o rapaz entrevistado - um médico ortomolecular, por acaso - quer uma mulher que não tenha vergonha de ter uma vida sexual saudável. Porém se ele já pressupõe que esse passado é "sujo", ele simplesmente está dando mais motivos para a mulher colocar as tais "máscaras".

0 comentários: