terça-feira, 16 de junho de 2009

Comportamento: Nova mostra como não ser enganada por diretor de filme pornô amador



De todas as revistas femininas que circulam o Brasil, a Nova é, sem dúvidas, a mais sexualmente liberada. E o sexo corre tão selvagem no site que a matéria Falsos namorados que transformam você numa atriz de filme pornô até chama a atenção por seu tom preventivo.

Trata-se de uma denúncia: homens aparentemente bacanas podem muito bem gravar momentos íntimos sem o consentimento da parceira e mostrar para os amigos e/ou o mundo inteiro na internet. Com a banalização das câmeras digitais, isso é uma preocupação entre as solteiras, porém “NOVA não vai deixá-la sozinha”.

A introdução da matéria basicamente expõe a situação e explica as técnicas usadas na reportagem. Ao que parece, a repórter fez seu dever de casa e cobriu todos os lados da questão: procurou uma psicóloga para entender os motivos do comportamento, ouviu um dos homens que tem o hábito duvidoso, além de explicar as proporções que um escândalo como esse pode tomar na rede, dicas para não cair na cilada e procedimentos legais para as vítimas.

A psicóloga culpa a vaidade natural masculina e os reality shows, que exaltam o exibicionismo. Em contrapartida, o depoimento de um praticante mostra que o problema maior está no fato de os homens encararem a invasão de privacidade como uma brincadeira.

É fato que, além da obsessão por salto alto, a Nova herdou de sua prima americana, a Cosmopolitan, a noção de que tudo que é dirty é sexy. Por isso, embora a matéria ofereça insights interessantes sobre o aspecto legal da “brincadeira”, a Nova deixa sua ninfomania interferir nas informações, o que resulta em mensagens contraditórias ao longo da matéria.

Moral e bons costumes a parte, a foto é muito sensual para acompanhar uma matéria de denúncia e reforça ainda mais a idéia do fetiche. Outro problema é a inconsistência dos personagens. Na parte de depoimentos, os nomes dos rapazes foram alterados e as histórias são contadas de forma indireta, ou seja, nas palavras da repórter. Esse, na verdade, é um problema em vários textos do site, o que coloca em cheque a veracidade dos depoimentos e empobrece a matéria.

Por falar em personagens, essa era uma boa oportunidade de ouvir as mulheres que já passaram por isso. Por mais que seja um assunto delicado, é importante saber como elas lidaram com a situação, já que os personagens da matéria são anônimos mesmo. O resultado é um assunto importante tratado de forma superficial, com poucas informações realmente úteis, que não pareçam ter sido tiradas de um episódio de Sex and the City.

Por fim, fica muito difícil levar a sério a denúncia, quando se abre o site da Men’s Health, que, assim como a Nova, é da editora Abril, e se encontra uma matéria que mostra, passo a passo, como convencer a mulher a participar de fotos e vídeos sensuais.

1 comentários:

Yellow Pig disse...

Nossa, é impressionante o quanto a foto foi mal escolhida se em algum momento a Nova realmente teve alguma pretensão de ser levada a sério. Só as palavras e construções que a autora escolheu já deixaram a matéria (tá, ok, na real eu só li o que dá pra ler na foto do post) meio ridícula; tipo, "momentos mágicos", "um cafajeste desses"... Ok que é interessante tentar criar uma certa cumplicidade com as leitoras, mas também não apela. 8D