terça-feira, 23 de junho de 2009

Saúde: Marie Claire não explica o que é a dieta do dr. Atkins


A matéria Batalha das Dietas, no site da Marie Claire, abre com uma promessa séria: chegar finalmente a uma conclusão racional a respeito das dietas mais populares do momento. A matéria pretende fazer isso analisando uma pesquisa conduzida por universidades americanas e israelenses, que testaram cinco dietas famosas em 322 voluntários por um período de dois anos.

As dietas citadas na matéria são a de baixo teor de carboidratos, a mediterrânea, a pobre em gorduras, Ornish, Zone e a notória dieta do dr. Atkins. A matéria gasta a maior parte do tempo descrevendo os procedimentos e os resultados das tais pesquisas.

Confesso que, embora até precise, nunca tive o impulso de reeducar a minha alimentação, em parte porque me falta paciência, em parte porque comer é uma das coisas que eu mais gosto de fazer. Ou seja: totalmente por fora do universo das dietas. É até por isso que alimentei alguma expectativa em relação a essa matéria. A principal delas era a de finalmente descobrir o que cargas d’água é a dieta do dr. Atkins.

No entanto, o que temos? Uma descrição quantitativa da pesquisa. A matéria se limita a reproduzir as informações referentes à pesquisa, comentando seus resultados, não muito diferente de um relatório. A repórter ainda foi atrás de alguns nutricionistas, que não dizem nada de novo. Na segunda página há uma descrição de cada dieta, porém a tradução do artigo científico para a matéria ficou mal feita, porque a repórter usa termos como “gorduras monoinstauradas” e “carboidratos complexos”. Para mim, leiga, isso não significa nada. E - o mais grave na minha opinião - não há maiores satisfações em relação à misteriosa dieta de Atkins.

Embora a matéria prometa desmistificar as dietas, ela não faz mais do que oferecer um relatório científico, que presta pouco serviço ao leitor que não tem especialização na área. No final, ela apenas reforça a história das cinco refeições por dia e diz para nos contentarmos com o esquema de tentativa e erro, e, portanto, para continuar comprando a revista até que encontremos a dieta ideal.

2 comentários:

Max disse...

Confesso que tbm fiquei curioso pra saber como é a tal dieta Dr. Atkins. Vcs poderiam explicar do que se trata...
Muito legal o blog!

Paola disse...

Max, a dieta de Atkins envolve a não ingestão de carboidratos e sim de lipídios. Ou seja, zero açúcar e gordura liberada. O Dr. Atkins morreu de doença do coração.