segunda-feira, 29 de junho de 2009

Celebridades: Confira análises aleatórias da linguagem corporal de casais famosos




Os tais guias de linguagem corporal são um dos componentes mais controversos da parte de relacionamentos das revistas femininas. Isso porque, embora certas colocações até pareçam fazer sentido, a eficácia do método é bem questionável quando aplicado à vida real. A coisa fica ainda mais duvidosa quando os psicólogos dão para analisar a linguagem corporal de casais de celebridades, como é o caso da matéria Raio-x do beijo: é técnico ou de verdade?, do site da Nova. Não é meu papel aqui questionar a utilidade dese tipo de matéra, mas sim se ela serve ao seu propósito inicial.

Com ajuda da psicóloga Mariana Meis, vamos descobrir se casais como Adriana Esteves/Vladimir Brichta, Vanessa Lóes/Thiago Lacerda e Murilo Rosa/Fernanda Tavares (nem sabia que eles estavam juntos!) têm química. Para diminuir ao máximo o trabalho com a leitura a Nova dispensa o texto corrido e usa o recurso de foto+legenda, já que o foco da matéria claramente é visual, em detrimento do conteúdo.

O primeiro casal na berlinda é Galisteu e Iódice. "Um beijo afetuoso", garante a psícóloga. "Ela está de lhos abertos, consciente das pessoas em volta. Já ele faz um biquinho infantil, que mostra orgulho de estar com esta mulher".

Em primeiro lugar, não há nenhuma informação que garanta que a psicóloga consultada está apta a analisar esse tipo de situação. Pelo que sabemos, a especialista pode ser uma estudante recém-formada no curso de psicologia, irmã de alguma estagiária da revista. Depois, não há menção dos critérios utilizados para a análise, o que poderia enriquecer e dar mais credibilidade à leitura. Sem especificar os critérios, as observações não passam de descrições aleatórias das fotos.

Sem novidades


O que sabota a matéria é o segundo casal analisado, Drew Barrymore e o bateirista do Strokes/Little Joy, Fabrizio Moretti, que acabaram o namoro há muito tempo. Pela foto, a psicóloga argumenta que os dois "estão desconectados. Ele parece não querer beijá-la (mão no bolso, boca fechada, corpo distante). Ela o abraça, se inclina e ainda puxa pela camisa". Ou seja, se você for beijar seu namorado e ele estivar com a mão dentro do bolso se prepare porque você vai ser chutada.

Moral da matéria: os casais que estão juntos têm química, os que não estão, não têm. Além disso, Drew Barrymore é carente e forçante e provavelmente foi o Moretti quem acabou o relacionamento. Viu só? Dá pra tirar várias conclusões sem fundamento apenas analisando uma imagem. E não precisa nem de diploma de psicologia.

0 comentários: